Higiene bucal do bebê

Higiene bucal do bebê: quando começar?

Olá mamãe!!

Você sabe quando devemos realmente cuidar da higiene bucal do bebê? E como devemos fazer a higienização? Por que a higiene bucal do bebê é importante?

O pequeno chegou e com ele chegaram dúvidas, medos, inseguranças e muita, mas muita informação nova, não é??

Aprendemos sobre cuidado com o umbigo, com a limpeza dos ouvidos, cuidados com a posição de dormir, se dar chupeta é bom ou ruim, dicas, opiniões, palpites, o que quer dizer cada choro…. nossa, às vezes não faz falta uma manual de instrução? Pra mim fez… mas a maternidade é assim mesmo: a maior caixa de emoções que a gente ganha, fica feliz da vida sem ao menos saber o que tem dentro!

Pra tentar ajudar um pouquinho nesse manual que cada mãe vai escrevendo dia após dia, hoje vamos falar sobre a higiene da boquinha dos nossos milagres!!

Quando começar a higiene bucal do bebê?

Antigamente, as mamães só começavam a fazer a higiene quando começavam a aparecer os primeiros dentinhos.

Graças aos avanços da área da saúde e da maior quantidade de informação que temos acesso diariamente, hoje já é sabido que mesmo sem os dentinhos, a boca do bebê precisa ser limpa todos os dias, após cada mamada!!

Mas essa limpeza serve pra que?

Basicamente pra duas situações:

  1. O leite que fica na boca do bebê, pode proliferar bactérias e causar o famoso “sapinho”.
  2. A limpeza da boca se torna um hábito e quando aparecerem os primeiros dentinhos e for preciso usar uma escova, eles já estão acostumados com a higiene. Além do mais, bons hábitos a gente aprende de pequenino e leva pra vida inteira, certo??

Como fazer a higiene bucal do bebê?

Então, a limpeza deve começar desde o primeiro dia, usando apenas uma gaze, embebida em água mineral ou fervida, lembrando de limpar a bochecha, a língua e o rebordo(é todo o osso onde ficarão os dentes).

Também é importante lembrar, que além da boquinha do bebê, após cada mamada, as mamães devem limpar o bico do seio. Sabia que o leite, mas o abafamento do local pode proliferar bactérias que causam a Cândida?

Vamos lá mamães, hora da faxina!!